sexta-feira, 10 de junho de 2016

Início do projeto de construção com o Kit ATTO

E ai? Então, hoje, dia 10/06/2016 começamos o projeto para a construção de nosso edifício, que decidimos que será uma catedral parecida com a catedral de petrópolis, que é uma igreja neogótica.
Aqui estão as fotos que tiramos do processo:

Idéia de base para a construção

Kit ATTO que trabalharemos

sexta-feira, 3 de junho de 2016

Palestra sobre a arquitetura de Santa Cruz do Sul com o Ronaldo Winck

E ai? Então, tivemos uma palestra sobre a arquitetura de nossa cidade (Santa Cruz do Sul) com o arquiteto Ronaldo Winck, que já estudou e realizou diversos projetos aqui, então, escreveremos uma síntese do que ele nos apresentou.

No decorrer de um período compreendido por quase 150 anos, Santa
Cruz do Sul passou de pequena povoação, a condição de pólo industrial e
cidade líder da região do Vale do Rio Pardo.
Fundada em 1855, o núcleo teve como função inicial, apoiar a
produção rural, que logo fez a cidade suceder na questão econômica, e, depois, politico-social.
Com o desenvolvimento da cidade, a necessidade de igrejas para crentes católicos e evangélicos foi crescendo, e então, tivemos o início da construção de uma pequena igreja católica, e uma igreja evangélica, que, era maior.
Após algumas décadas, a comunidade e a igreja católica sentiram a necessidade de construir, uma igreja, ainda maior do que a evangélica, e então, um concurso foi iniciado, para decidir qual projeto seria utilizado para a construção da catedral.
O vencedor do sorteio foi uma igreja no estilo gótico, porém, decidiram que queriam a estrutura no estilo neogótico, então, a planta da catedral atual, foi criada.
Nessa época, também, a casa das artes Regina Simonis foi construída, como modo de exposição de artes locais, e essa casa, felizmente, é conservada e ainda existe e é utilizada para exposições, sendo considerada uma das estruturas históricas de Santa Cruz do Sul.
Com o decorrer do tempo, e início da modernização, o comércio foi crescendo, junto com a cidade, e então, prédios históricos, infelizmente, foram demolidos ou modificados para a abertura de espaços para lojas e casas mais modernas, e isso foi muito enfatizado pelo arquiteto, que discorda com essa maneira de modernização.

Casa das artes Regina Simonis
Catedral São João Batista